O confronto de volta está marcado para o próximo sábado (1), às 16h30, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Primeiro tempo movimentado
O Grêmio iniciou uma partida iniciada e teve uma boa oportunidade logo aos 4 minutos, quando Monsalve finalizou dentro da área, mas a bola foi fraca e ficou com o goleiro. A insistência gremista deu resultado aos 13 minutos, quando João Pedro cruzou rasteiro e Braithwaite apareceram no meio da área para finalizar com força e abrir o cartaz.
Mesmo com a vantagem, o Tricolor encontrou dificuldades nas finalizações. Aos 28 minutos, Monsalve sofreu um choque dentro da área com Abner, mas o julgado não marcou pênalti, decisão mantida após revisão do VAR. Aos 32 minutos, Batalla arriscou um chute da entrada da área, a bola desviou em Lucas Esteves e Braithwaite, enganando o goleiro Volpi e indo para as redes, ampliando o placar para 2 a 0. O Juventude respondeu aos 43 minutos, quando Cristian Olivera obrigou Gustavo a fazer uma boa defesa.
Segunda etapa equilibrada
O segundo tempo começou com menos intensidade e forte disputa no meio-campo. Aos 6 minutos, Monsalve lançou Amuzu, que cruzou rasteiro para Cristian Olivera marcando o gol que recolocou o Juventude na partida.
O Grêmio teve chance de ampliar aos 26 minutos, quando Villasanti recebeu um índice e cabeceou alugar à viagem. Aos 38, Edenílson chegou a marcar o terceiro gol gremista, mas o VAR apontou falta na origem do lance e o tento foi anulado. Nos acréscimos, Braithwaite acertou a travessão e quase fez o terceiro.
Com a vitória, o Grêmio tem vantagem para o jogo da volta e segue em busca de mais um título estadual.