A cidade de Erechim confirmou o primeiro caso de dengue em 2025. A infecção foi registrada em uma criança de 11 anos, revelada inicialmente por meio de um teste rápido e posteriormente confirmada pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), conforme os protocolos de vigilância epidemiológica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança não havia sido vacinada contra a doença e havia viajado recentemente para outra cidade do estado, onde começou a apresentar os sintomas. A suspeita é de que uma infecção ocorreu durante essa viagem.
Alerta para prevenção e vacinação
O Secretário de Saúde de Erechim, Vianei Mueller, destacou a importância desse primeiro caso como um alerta para a população. “Este caso positivo serve como um alerta para a comunidade sobre a necessidade de intensificar as medidas preventivas e considerar a vacinação como uma ferramenta eficaz no combate à doença, uma vez que a circulação do vírus pode estar iniciando na cidade de Erechim, onde até o momento não havia registros de casos com exames positivos”, afirmou.
A vacina contra a dengue tem demonstrado alta eficácia na prevenção da doença, aumentando significativamente o risco de complicações graves. No Rio Grande do Sul, o número de casos de dengue caiu 68,4% nas primeiras seis semanas de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
**Disponibilidade da vacina**
A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Em Erechim, todas as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem a imunização.
Combate ao mosquito
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outras secretarias do governo, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. São realizados mutirões para eliminar possíveis focos de mosquito, além de campanhas de conscientização sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada.
“Lembrando que somente os esforços coletivos podem combater o mosquito! Se cada um fizer a sua parte, mantendo o terreno limpo, não acumulando água parada e descartando o lixo corretamente, continuaremos combatendo o Aedes aegypti”, enfatizou Mueller.
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue incluem febre acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos, dor no corpo, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e dor nas costas. Ao apresentar esses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.
A Prefeitura de Erechim reforça a importância da prevenção, do combate ao mosquito e da vacinação para proteger a população contra a dengue.