Uma idosa de 73 anos foi presa nesta quarta-feira (5) ao tentar entrar na Penitenciária Industrial de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, portando uma certa quantidade de droga. A apreensão ocorreu durante a revista no scanner corporal, quando policiais penais identificaram a substância e detiveram a mulher imediatamente.
A idosa foi encaminhada à Central de Plantão Policial da Polícia Civil, onde o caso foi registrado. Segundo a advogada criminalista Anna Julia Alchieri, que assumiu sua defesa, a mulher teria sido ameaçada por três jovens para levar a droga à unidade prisional. Ela visitava regularmente o local, onde tem um filho preso.
Apesar da pequena quantidade de entorpecente apreendida, a ocorrência foi enquadrada como tráfico de drogas, uma vez que a entrada de substâncias ilícitas no sistema prisional agrava a pena.
Após ser ouvida na delegacia, a idosa passou por audiência de custódia e teve a liberdade provisória concedida. Segundo sua defesa, ela não possui antecedentes criminais, tem residência fixa e não faz uso de drogas. O caso seguirá em investigação para identificar os responsáveis pelo envio da droga ao presídio.