Mutirão da Dengue em Chapecó contará com fumigação e visitações


A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação ocorrerá no bairro Vila Real, das 7h30 às 11h30, e contará com visitas domiciliares para identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Além disso, no bairro São Pedro, um dos locais com maior incidência de focos do Aedes aegypti, será realizada uma fumigação com larvicida biológico nas bocas de lobo.

Segundo o gerente da Vigilância em Saúde do Município, Rodrigo Momoli, o produto utilizado na fumigação não prejudica o meio ambiente e é eficaz no controle da proliferação do mosquito. Essa medida tem sido aplicada regularmente em áreas com casos confirmados de Dengue. No bairro São Pedro, por exemplo, a fumigação já foi realizada em dez quadras.

No bairro Vila Real, a previsão é que sejam feitas aproximadamente 1,3 mil visitas domiciliares. A equipe envolvida na ação contará com 85 pessoas, sendo 50 agentes de combate a endemias (ACE) e 35 alunos da Unochapecó. O trabalho inclui orientação aos moradores, tratamento e eliminação de focos, recolhimento de pneus, inspeção e adequação de caixas d'agua e cisternas abertas, bem como identificação de calhas com problemas.

O secretário de Saúde, João Lenz, pediu a colaboração da população para facilitar o trabalho dos agentes. "Pedimos que os moradores recebam bem a equipe e verifiquem pontos de água parada em suas residências", destacou Lenz.

Atualmente, Chapecó registra 662 focos do mosquito Aedes aegypti e 52 casos confirmados de Dengue, sem registro de óbitos. A Prefeitura reforça a importância da prevenção e do engajamento da comunidade para conter a proliferação do vetor e reduzir os riscos de doenças transmitidas pelo mosquito.

FONTECLIC RDC

Postagem Anterior Próxima Postagem