A Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada em Estação, no norte do Rio Grande do Sul, voltará a funcionar nesta quinta-feira (17), às 7h30, conforme comunicado da prefeitura. A instituição estava com as portas fechadas desde o violento ataque ocorrido na última terça-feira (8), que resultou na morte de um estudante de 9 anos.
O retorno será acompanhado por ações especiais voltadas aos alunos, com o objetivo de promover acolhimento e reconstrução emocional. A reabertura conta com o suporte do Ministério da Educação e, segundo a Brigada Militar, haverá presença policial permanente para reforçar a segurança da comunidade escolar.
A vítima fatal foi o menino Vitor André Kungel Gambirazi. O responsável pelo ataque é um adolescente de 16 anos, que foi apreendido e está cumprindo medida socioeducativa por ato infracional equivalente a homicídio e tentativa de homicídio.
Durante o ataque, duas meninas de 8 anos também ficaram feridas. Uma delas sofreu traumatismo craniano, passou por cirurgia e recebeu alta hospitalar no domingo (16). Uma professora que tentou conter o agressor também foi atingida, mas já se recupera em casa.