Por que estamos preocupados - e muito - com o alto risco de vendavais e vários fortes a intenso em estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil? Frente fria vai avançar sobre uma massa de ar muito quente no Centro-Sul do país. Tão quente que algumas cidades do Paraná tiveram temperaturas neste sábado mais altas que no verão, ainda em pleno inverno astronômico.
Atentem para os mapas de vento máximo do modelo de alta resolução WRF da MetSul atualizados agora no fim da tarde de sábado. Tanto o WRF inicializado com o modelo norte-americano como como o modelo europeu (ECMWF) indicam um grande número de áreas em vermelho (indicativo de vento perto e ao redor de 100 km/h) e pontos isolados (em roxo, lilás e rosa), que significa vento de 120 km/h a 150 km/h.
Ou seja, é alto o risco de vento forte a muito forte em vários pontos do Centro-Sul do Brasil entre este domingo e a segunda, mas isoladamente, com base nas projeções dos modelos por supercomputadores, não se pode afastar a possibilidade de vendavais violentos com danos, em nossa opinião com maior perigo na Metade Norte gaúcha, Oeste catarinense, Paraná e São Paulo.
Recomendamos demais que você leia o boletim que publicamos sobre o risco de vento forte e vendavais neste episódio de tempestades que pode ser acessado no seguinte link:
https://metsul.com/cenario-de-perigo-por-intensos-vendavais-no-sul-sudeste-e-centro-oeste/