A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o longa-metragem O Agente Secreto será o representante oficial do Brasil na corrida pelo Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme se passa em 1977, durante o período da ditadura militar. A trama acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que retorna ao Recife em busca de um novo começo, mas acaba envolvido em uma rede de espionagem e tensão política.
Apesar de ainda não ter estreado nos cinemas brasileiros — a previsão é para novembro — O Agente Secreto já conquistou reconhecimento internacional. Em maio, o longa foi premiado no Festival de Cannes, levando os troféus de Melhor Direção para Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.
Vale lembrar que a indicação feita pela Academia Brasileira de Cinema é apenas o primeiro passo. A Academia de Hollywood ainda fará uma seleção entre os filmes enviados por diversos países para definir os finalistas da premiação, cuja cerimônia está marcada para 15 de março de 2026.
📌 Fonte: