A semana começou com instabilidade em todo o Rio Grande do Sul, após um fim de semana ensolarado. Uma área de baixa pressão atmosférica vinda do nordeste da Argentina avançou sobre o estado, provocando chuvas desde as primeiras horas da segunda-feira.
Esse sistema está dando origem a uma frente fria que se deslocará pelo território gaúcho entre a tarde e a noite de hoje, estendendo-se também por Santa Catarina e Paraná entre hoje e amanhã. A previsão indica aumento das precipitações, especialmente na madrugada e manhã de terça-feira.
📍 Até o fim da manhã de segunda, os acumulados de chuva já eram significativos em diversas cidades: Uruguaiana registrou 36 mm, Livramento e Bagé 34 mm, Rosário do Sul 30 mm, entre outros municípios com índices entre 20 e 29 mm.
🔮 A tendência é de mais chuva nas próximas horas, com possibilidade de pancadas fortes em pontos isolados. Porto Alegre, que teve pouca chuva até agora, deve enfrentar maior instabilidade entre a noite de hoje e a madrugada de terça.
⚡ Apesar da intensidade em alguns locais, o risco de temporais severos é considerado baixo. A maioria das regiões deve enfrentar apenas chuva moderada.
☀️ A melhora no tempo está prevista para terça-feira à tarde, com avanço de uma massa de ar seco que deve estabilizar o clima na maior parte do Sul do Brasil. Ainda assim, áreas costeiras podem ter instabilidades passageiras.
Fonte: