A primeira onda de ar frio da chamada primavera climática — que abrange os meses de setembro a novembro — está prestes a atingir o Sul do país. Segundo a MetSul Meteorologia, a frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul na quinta-feira, especialmente pelas regiões Oeste e Sul, e se espalha pelo estado na sexta, alcançando também Santa Catarina e Paraná.
As temperaturas devem cair significativamente, com mínimas abaixo de 10 °C em várias cidades e sensação térmica ainda menor devido aos ventos. Na Serra e nos Aparados, a tarde de sexta promete ser gelada, com marcas entre 5 °C e 8 °C. Em outras regiões, mesmo com sol entre nuvens, as máximas não devem passar de 15 °C.
O frio será mais intenso no Sul gaúcho, especialmente na Campanha, fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste. Há previsão de geada leve entre sexta e domingo, com possibilidade de temperaturas negativas em locais como Pinheiro Machado e Pedras Altas.
Em Porto Alegre, a quinta-feira será chuvosa, com queda de temperatura à noite. Na sexta, os termômetros devem marcar cerca de 15 °C de máxima, bem abaixo da média histórica de setembro, que é de 22,8 °C.
Apesar da intensidade, esse episódio de frio será breve. No Sudeste e Centro-Oeste, o alívio térmico será passageiro, com retorno rápido do calor. Já no Rio Grande do Sul, o clima volta a esquentar após o fim de semana, mas com previsão de muita chuva entre domingo e segunda-feira.
📌 Fonte: