🧾 TRF4 condena Bolsonaro e União a indenização por falas racistas


A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, nesta terça-feira (16), que o ex-presidente Jair Bolsonaro deverÔ pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos, em razão de declarações consideradas racistas feitas entre maio e julho de 2021, enquanto ainda exercia o cargo. A União também foi responsabilizada pelo mesmo valor, jÔ que os desembargadores entenderam que as falas foram proferidas sob o peso institucional da Presidência da República.

Segundo o relator do caso, desembargador RogĆ©rio Favreto, Bolsonaro teria praticado o chamado “racismo recreativo”, utilizando o humor para disfarƧar o teor discriminatório de suas declaraƧƵes. Em uma das ocasiƵes, ele comparou o cabelo de um apoiador negro a um “criatório de baratas”, alĆ©m de outras falas ofensivas transmitidas em suas lives semanais.

A decisão atende parcialmente ao pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, que haviam solicitado uma indenização de R$ 5 milhões. A condenação tem carÔter civil e não implica sanções criminais, mas a União poderÔ buscar ressarcimento posteriormente.

A defesa de Bolsonaro alegou que os comentĆ”rios foram “jocosos” e nĆ£o tinham intenção racista, sustentando que se referiam ao comprimento do cabelo e nĆ£o Ć  etnia ou caracterĆ­sticas especĆ­ficas. A advogada Karina Kufa afirmou que o apoiador alvo da piada nĆ£o se sentiu ofendido e negou que as falas atingissem toda a população negra.

šŸ“Ž Fonte: šŸ“· Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/AgĆŖncia Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem