Temporal de verão provoca chuva intensa na Grande Porto Alegre


 


No final da tarde deste sábado, a região metropolitana de Porto Alegre foi atingida por um típico temporal de verão, marcado por chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas. O fenômeno ocorreu após várias horas de calor, com temperaturas que ultrapassaram os 30 °C em diversas cidades da região.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os acumulados de chuva variaram entre 21 mm e 30 mm em municípios como Estância Velha, Novo Hamburgo, Esteio, Cachoeirinha, Alvorada, Porto Alegre, Canoas, Viamão e Sapucaia do Sul. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foram registradas rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.

A instabilidade foi causada pela convecção — processo em que o ar quente sobe na atmosfera, esfria e forma nuvens carregadas — favorecida pelo ar quente e úmido que cobre o estado. As áreas de instabilidade se formaram no centro do Rio Grande do Sul e avançaram para a capital e arredores.

Neste domingo, o sol deve predominar, com máximas previstas de até 34 °C em Porto Alegre e acima de 35 °C em cidades da região metropolitana. No entanto, há possibilidade de novos temporais no fim do dia ou durante a madrugada de segunda-feira, com a chegada de uma frente fria.

Fonte:

Postagem Anterior Próxima Postagem