Curaçao faz história e será o menor país a disputar uma Copa do Mundo


A seleção de
Curaçao conquistou uma vaga inédita na Copa do Mundo de 2026 , tornando-se o menor país da história a participar da competição. O feito foi alcançado após o empate sem gols contra a Jamaica , resultado que garantiu a liderança do Grupo B das Eliminatórias da América do Norte e Central.

Com apenas 444 km² de território e cerca de 158 mil habitantes , Curaçao supera Cabo Verde , que até então detinha o posto de menor nação a disputar um Mundial, com área de 4.033 km².

Outro detalhe curioso é que a equipe caribenha se classificou sem contar com nenhum jogador nascido na ilha. Todos os atletas convocados pelo técnico Dick Advocaat nasceram na Holanda , mas possuem raízes familiares em Curaçao. Isso se deve ao fato de que, até 2010, a ilha fazia parte das Antilhas Holandesas e, hoje, é um país independente dentro do Reino dos Países Baixos , o que garante a cidadania europeia aos seus habitantes.

A classificação inédita foi celebrada como um marco histórico para o futebol caribenho e reforça a diversidade de países presentes na próxima Copa do Mundo.

Postagem Anterior Próxima Postagem