Nike aposta na nostalgia para a Copa — mas cai numa armadilha

 


O que lendas do futebol como Ronaldinho, Luís Figo e Thierry Henry têm em comum? Todos fizeram parte de campanhas memoráveis da linha Total 90 da Nike — e esse comercial de 2004 é a prova disso.

Com a Copa do Mundo se aproximando, a gigante esportiva decidiu apostar pesado no retorno da linha que foi febre nos anos 2000… Mas se deparou com um problema crítico: deixou o registro da marca expirar nos EUA.

(Imagem: Getty Images)

Não só isso, como um técnico americano de futebol de base registrou a marca após a expiração, em 2019, e lançou sua própria linha de roupas e calçados Total90 — sim, o mesmo nome, mas sem o espaço entre as letras e os números.

Para piorar a situação, o técnico sugeriu que as duas partes se unissem, mas, após algumas conversas, processou a Nike por violação de marca. Agora, a empresa enfrenta uma disputa jurídica às vésperas do torneio.

“Tá, mas por que isso importa?”

Porque a Copa do Mundo é considerada por muitos o maior palco de marketing esportivo do planeta — e a Total 90 é peça-chave da estratégia da Nike para competir com sua arquirrival Adidas nesse ciclo.

Mesmo vencendo uma rodada inicial no tribunal, a empresa da “vírgula” agora opera sob incerteza jurídica. Um risco nada trivial quando campanhas globais, produtos e eventos já estão em andamento.

Postagem Anterior Próxima Postagem