Produção de petróleo no Brasil cresce 13,9% em novembro, aponta ANP

 


A produção de petróleo no Brasil registrou alta de 13,9% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O avanço reforça o peso do setor de óleo e gás na matriz energética nacional, especialmente com a forte participação das áreas do pré-sal.

No caso do gás natural, a produção alcançou 182,57 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em novembro. O volume representa uma redução de 6,3% em relação a outubro, mas um crescimento expressivo de 15,7% quando comparado a novembro do ano passado.

A produção total de petróleo e gás natural no pré-sal somou 3,913 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) no mês. Esse montante correspondeu a 79,6% de toda a produção nacional, evidenciando a predominância dessa região na atividade petrolífera do país.

Os números confirmam a importância estratégica do pré-sal para o desempenho do setor energético brasileiro e indicam um cenário de expansão na produção, apesar das variações mensais observadas, especialmente no segmento de gás natural.

Postagem Anterior Próxima Postagem