Novo Coronavírus Transmissível a Humanos é Descoberto na China



Pesquisadores identificam nova cepa de vírus em morcegos com potencial de infecção humana

22 de fevereiro de 2025 – Uma nova cepa de coronavírus foi descoberta por cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China. O vírus, identificado em morcegos, tem capacidade de infectar seres humanos, segundo estudo publicado na revista científica Cell .

Denominado HKU5-CoV-2, o vírus apresentado de forma semelhante ao SARS-CoV-2, agente causador da pandemia de Covid-19. Assim como este, o novo coronavírus utiliza o receptor ACE2 para invadir células humanas, um mecanismo que facilita a transmissão entre pessoas.

Testes laboratoriais confirmam potencial de infecção

Os pesquisadores utilizaram miniórgãos humanos criados em laboratório a partir de células-tronco para testar a capacidade infecciosa do HKU5-CoV-2. Os resultados indicaram que o vírus foi capaz de infectá-los, reforçando a possibilidade de transmissão para seres humanos.

O HKU5-CoV-2 pertence ao grupo dos merbecovírus, que inclui também o vírus causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). Segundo os cientistas, esse novo vírus apresenta um risco elevado de transmissão para humanos, seja por contato direto ou por meio de hospedeiros intermediários.

Potencial de disseminação ainda está sob investigação

Apesar das declarações de transmissibilidade, os pesquisadores ressaltam que mais estudos são necessários para determinar o real potencial de propagação do HKU5-CoV-2 entre seres humanos.

As descobertas reforçam a importância do monitoramento de vírus em animais silvestres para prevenir futuras ameaças à saúde global. Os cientistas alertam que a vigilância epidemiológica e as pesquisas aprofundadas são essenciais para evitar novas pandemias.

Postagem Anterior Próxima Postagem