Dar um “sinal de vida” virou febre na China

 


(Imagem: Getty Images)

Um botão. Um clique. E a confirmação de que você ainda está aqui. É assim que funciona o ‘Are You Dead?’, o aplicativo chinês que viralizou nas últimas semanas — e virou um fenômeno entre jovens que vivem sozinhos.

A lógica é simples (e um pouco sombria): A cada dois dias, o usuário precisa abrir o app e apertar um botão para confirmar que está vivo. Se isso não acontecer, o sistema avisa automaticamente um contato de emergência, dizendo que algo pode estar errado.

Lançado discretamente em maio do ano passado, o app explodiu agora — a ponto de se tornar o aplicativo pago mais baixado da China.

  • No exterior, ele também está entre os app mais baixados dos EUA, Europa e Ásia, com o nome Demumu.

O motivo diz muito sobre o momento do país e do mundo. Com o envelhecimento da população mundial e casamentos tardios, um número cada vez maior de jovens e idosos passam a viver sem ninguém.

Não à toa, a expectativa é que a China possa ter 200 milhões de pessoas morando sozinhas até 2030. Para se ter ideia, a parcela de lares com apenas uma pessoa no país saltou de 7,8% para quase 20% em duas décadas.

Falando em novidades… Fundadores do Twitter e do Pinterest acabaram de lançar o Tangle, um app que deseja ser o antídoto das redes sociais. A ideia vem da alta demanda, já que há mais americanos querendo diminuir o tempo de tela do que emagrecer.

 
Postagem Anterior Próxima Postagem