Tags:
ECONOMIA
| Foto AMAU |
Segundo a secretária, apesar de o valor ainda ser elevado, o montante já foi maior em anos anteriores. A redução ocorreu após a criação de uma equipe específica voltada à renegociação de débitos. A iniciativa tem permitido que contribuintes regularizem suas pendências antes que os casos avancem para medidas mais severas, como leilões de imóveis.
Ana de Oliveira destacou que, a partir de 2026, a comissão responsável pela cobrança e renegociação da dívida ativa deverá ser ampliada. O objetivo é intensificar o contato com os devedores, incluindo tanto grandes inadimplentes quanto cidadãos que possuem débitos menores e, muitas vezes, desconhecem a pendência ou deixaram de pagar algum tributo por esquecimento. De acordo com a secretária, até o momento, o município não precisou retomar imóveis de contribuintes, priorizando sempre a negociação.
Durante a entrevista, também foram apresentados dados sobre o orçamento municipal. Inicialmente estimado em pouco mais de R$ 360 milhões para 2025, o orçamento de Erechim já ultrapassou a marca de R$ 380 milhões. O crescimento ocorreu mesmo diante de uma leve queda na arrecadação do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo impulsionado principalmente pelo aumento dos recursos próprios do município.
Fonte: Jornal Boa Vista
Entre no grupo do WhatsApp do Notícias em Foco e fique informado sobre tudo o que acontece na região e no Brasil.