A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (14), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários testados para a eleição presidencial de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Nos confrontos diretos de segundo turno, Lula aparece à frente de todos os adversários avaliados. A maior vantagem registrada é sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com diferença de até sete pontos percentuais. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os principais cenários simulados no segundo turno, os resultados foram os seguintes:
-
Lula x Flávio Bolsonaro: 45% a 38%
-
Lula x Tarcísio de Freitas: 44% a 39%
-
Lula x Ratinho Jr.: 43% a 36%
-
Lula x Ronaldo Caiado: 44% a 33%
-
Lula x Romeu Zema: 46% a 31%
-
Lula x Aldo Rebelo: 45% a 27%
-
Lula x Renan Santos: 46% a 26%
Em todos os cenários analisados, o percentual de eleitores indecisos, além de votos brancos, nulos ou de abstenção, varia entre 13% e 24%.
No primeiro turno, o presidente também lidera as sete simulações apresentadas pela pesquisa. Dependendo do cenário, Lula registra entre 35% e 40% das intenções de voto, mantendo vantagem sobre Flávio Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e outros nomes testados, como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Um dos destaques desta edição é a ausência do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que havia sido incluído em pesquisas anteriores, mas não aparece entre os nomes testados desta vez.
O levantamento foi realizado pelo instituto Quaest, a pedido da Genial Investimentos. Ao todo, foram entrevistados 2.004 eleitores de forma presencial, entre os dias 8 e 11 de janeiro, em 120 municípios de todas as regiões do país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
