Megaoperação contra o tráfico em Erechim termina com prisões e apreensão de armas, munições e R$ 42 mil
A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma grande ofensiva contra o tráfico de drogas em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul. A ação resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de um arsenal de armas, centenas de munições, dinheiro em espécie e diversos materiais ligados à investigação.
Batizada de Operação Pertinácia, a mobilização foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Erechim, com apoio de equipes vinculadas ao programa Brasil Contra o Crime Organizado, do Ministério da Justiça. O alvo era um grupo investigado por envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes na cidade.
A ofensiva marcou o encerramento de uma apuração que se estendeu por cerca de dez meses. Com base nas provas reunidas durante o trabalho investigativo, a Justiça autorizou o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e três ordens de prisão preventiva expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Erechim.
Durante o cumprimento das medidas judiciais, os policiais prenderam uma mulher de 29 anos e um homem de 38 anos. Além da ordem de prisão, o suspeito também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. As equipes encontraram uma pistola calibre .380, três espingardas calibre 12, uma pistola 9mm, um revólver calibre .38, grande quantidade de munições, um drone, celulares e R$ 42.838 em dinheiro.
O combate ao tráfico tem sido uma das prioridades das forças de segurança na região, já que a atuação de organizações criminosas impacta diretamente a rotina das comunidades, influenciando índices de violência e outros crimes associados à atividade ilegal.
Após os procedimentos realizados na delegacia, os dois detidos foram encaminhados ao Presídio Regional de Erechim, onde permanecem sob custódia e à disposição da Justiça enquanto as investigações seguem em andamento.
