Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera


As instituições públicas de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 iniciaram nesta quarta-feira (11) a convocação dos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera. A medida busca preencher as vagas que não foram ocupadas durante a chamada regular do programa.

Os estudantes que optaram por integrar a lista de espera puderam indicar apenas um curso. Agora, as convocações seguem a ordem de classificação no processo seletivo, respeitando a modalidade de concorrência escolhida e a disponibilidade de vagas em cada instituição.

Como acompanhar as convocações

Os candidatos devem consultar diretamente o site da universidade ou instituto federal para verificar se foram convocados. Cada instituição publica um edital próprio com informações detalhadas sobre prazos, documentação exigida, datas, horários e locais para matrícula ou registro acadêmico.

Também é responsabilidade das universidades informar se o envio de documentos poderá ser feito de forma online e quais são os procedimentos para efetivar a matrícula.

Declaração para matrícula pelo Enem

Uma das novidades desta edição é a possibilidade de emissão da declaração digital de conclusão do ensino médio para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que utilizaram a prova para certificação. O documento pode ser acessado pela Página do Participante, mediante login na plataforma Gov.br.

Para obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, o candidato precisa ter mais de 18 anos e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de pelo menos 500 pontos na redação.

Edição histórica do programa

O Sisu 2026 é considerado o maior da história. Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 274 mil vagas em cerca de 7,3 mil cursos distribuídos em 587 municípios brasileiros. Participam desta edição 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Do total de oportunidades, aproximadamente 148,9 mil vagas (54,3%) são destinadas a estudantes contemplados pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e por políticas de ações afirmativas adotadas pelas próprias instituições.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 99% das vagas foram preenchidas já na chamada regular. No total, 271.789 candidatos foram aprovados entre os 1,8 milhão de inscritos no processo seletivo.

Fonte: Agência Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem